sexta-feira, 21 de março de 2008

Evolução

Bem vindos amigos do meu Talk Show, para mais um sensacional post dos meus devaneios ético-morais, e dessa vez é a vez da evolução!!

O assunto me veio à cabeça pois é meio "modinha" isso de que o homem progride sempre e etecétera, e também pois é um assunto demasiado interessante e que rende muitas discussões...
Ah, e talvez também pois meu "nick" em jogos online é ChronoEVO (e até meu e-mail pra quem tem é chronoevo), o EVO de Evolution...mas não tem nada a ver com o tema, e sim com o Mitsubishi Lancer Evolution, o carro que eu mais gosto, que sempre se abrevia dizendo LancerEVO.

Mas, chega de trivialidades, porque o assunto é seriissimo, desde os tempos do famigerado Darwin (eu fui na exposição dele no MASP aqui em São Paulo), porém não é exatamente deste tipo de evolução que estou falando (se bem que talvez se encaixe de neste tipo), e sim da evolução das técnicas, dos costumes e da nossa "querida" sociedade.

Por que? Pois há muitos mitos (dando uam de Myth Busters) falsos hoje em dia sobre isso.

Sobre como nós estamos ficando cada vez melhores, cada vez mais inteligentes e qualificados.
Na verdade na verdade (e para quem acompanhou a frase "by me" do post retrasado) estamos ficando cada vez mais PADRONIZADOS e especializados, e não mais ou menos evoluídos.

Pois somos todos homo sapiens e temos, teoricamente, as mesmas características báscias faz tempos (e nada de discussões sobre "raças" e etc., pois isso tudo é batido e já estamos fartos de saber que um negro é biológicamente 99,9% igual a um branco).

Não desmerecendo os atletas olímpicos (acho eles um demais, exemplos de seres humanos), mas bater um recorde ou ganhar em jogos de equipes nada mais é uma prova da especialização do ser humano, e não uma prova da evolução... de que estamos ficando "mais rápidos" ou nadando mais, ou pulando mais...

Nossa sociedade e o esquema organizacional está cada vez mais atingindo a célula mais ínfima, o menor ponto: nós.
As nações se especializam em algo, as regiões, as cidades, as empresas, as escolas, os trabalhadores, e portanto, nós mesmos.

E eu acho isso um tanto quanto ruim. Não que ser bom em algo seja ruim, mas deveríamos saber um pouco mais de tudo e ser menos "robotizados" para certas tarefas ou tendências. Estamos perdendo cultura, costumes, coisas "dispensáveis" no mundo Neoliberal contemporâneo.

Antigamente qualquer um sabia plantar, colher, fazer marcenaria, e tudo o mais (50 anos atrás por exemplo). Veja hoje. Os seres humanos são cada vez mais frágeis sozinhos ( não me levem a mal dizendo que "antigamente era melhor", foi só uma comparação), isso por que sempre fomos uma das espécies mais frágeis do globo.

Evolução para que? Para que garras se temos facas? Para que luz bioquímica se temos eletricidade? Para que sermos mais fortes se temos a roda, os carros, a hidráulica??

Até aí tudo bem, mas começa a ser assim hoje em dia:

Para que me levantar se eu posso usar o controle remoto? Para que comprar CD se eu posso baixar da Internet (eu também baixo)? Para que ir no show se eu posso ver o vídeo? Para que correr se eu posso usar anabolizantes? Para que ser saudável se eu posso fazer uma lipoaspiração?

Entenderam o que eu quero dizer?

Espero que sim, pois a mensagem foi bem singela...


PS: E se tratando de evolução, meu blog cada vez evolui mais (penso eu).
Se bem que eu faço faculdade sobre informática e nem sei mecher no layout e nos HTML do blog ...
Mas sempre tento colocar coisa legais e posts bons para vocês!

Agradeço muitíssimo a meus amigos blogueiros, e muito mais ainda aos meus pouquíssimos leitores fieis que não tÊm blogs mas sempre passam aqui. E por que não, também agradeço àqueles que passam de vez em quando apenas (é cada vez mais dificil achar leitores).

Espero que continuem apreciando meu trabalho!

PPS: Dia 26 (cinco dias após este post) é meu aniversário!!
Vou chegar à maioridade, embora eu ache que sempre pensei muito adiante.
Parabéns para mim! E o melhor presente que vocês podem me dar é ler meus posts (não só esse, todos se houver tempo), e opinar sobre minhas idéias.



Uma pequena amostra do meu contador...

Eu sei que não dá pra ver direito, mas tenho quase 650 visitas, e o número vem diminuindo um pouco recentemente.

Dá para notar, também, que as visitas nos FDS são maiores.





"Todos têm raiva. Existem os que soltam pra fora, e os que guardam pra dentro que nem eu. Acho que eu tenho sorte de suportar muito sentimento, qualquer que seja, como raiva, tristeza, decepção (até dor). Você não iria querer me ver com raiva..."
by me

"I've given up...I'm sick of feeling, is there nothing you can say?? Take this all the way... I'm sufocatting, tell me what the fuck is wrong... with me?!?!"
by Linkin Park (Given Up)

21 comentários:

brubis disse...

garotinho
ahauhua

dorei de novo!
de onde vem tanta criatividade?
me conta...qnto tirou nas redaçoes de vestb??
ahuahua

mto bom de novo japa

continue assim!

te doro
bjaoo

Rachel Valença disse...

Eu ia ler, mas depois q eu vi o tema
Iji!
Deusulive!
Nã! Foi meu tema na redação do vestibular! Crédu!
;*

Anônimo disse...

aí siim iago, gostei de veer.
o pior que é mesmo, aqui em casa é assim mesmo, prefiro mil vezes assistir televisão no quarto de painho do que no meu [no dele tem controle remoto], ando muito parada.
mas tudo beem.
ultimamente existe mais máquinas do que homens nas fábricas [coisa que deveria ser ao contrário].
mas assim vai, e com o tempo isso vai acontecer ainda mais, e o homem vai ficar cada vez mais sedentário.

adoreeei o post, e também te adoroo muitooo.




ll
*

Anônimo disse...

Ahn... Hoje em dia, a preguiça reina. Evolução? Só em termos de tecnologia e, geralmente, esta vem pra garantir maior conforto e comodidade pra maioria. Quanto mais cômodo, melhor. E assim seguimos...
tsc tsc...

Muito bom, amoor. Praticamente, pensamentos de um gênio! hahaha

Te adooro.
=*

Krika disse...

(...)
A questão é: "adaptação que gera evolução". Nem os princípios darwinianos poderíam supor tal capacidade de superação dos homens. E, como critica, assim espero que continue! A evolução em busca de uma maior qualidade de vida. Porém, como para tudo, existe os contras que põe em xeque tudo o que eu disse acima.

Bjo!*

Anônimo disse...

Oiee~~

então , tudo bem?

ah, n sei o q comentar..

"estamos ficando cada vez mais PADRONIZADOS e especializados, e não mais ou menos evoluídos"
é... tbm acho..


"Estamos perdendo cultura, costumes, coisas "dispensáveis" no mundo Neoliberal contemporâneo."
Estamos perdendo ou modificando nossa cultura?
o q é cultura? por que um grupo d pessoas (indios por exemplo) nao pode querer vir a fazer parte da sociedade com Estado, ordem e tal ?

' os indios brasileiros estao sendo aculturados '
'Oh, que maldade!'

e se for por opção??

mew, li mto rapido o texto..
pq , como vc sabe, devo estar fzndo milhares d coisas ao mesmo tempo..
hsuaihsa...
mas bom, esses sao meus comentarios..

bjs
até a proxima.


ps: sempre q eu superestimei meu niver foi uma droga
qndo eu subestimei meu niver, foi o melhor d todos.

Babi disse...

voçê ia gostar de conhecer meu pai.. ou melhor, o carro dele!!rs
beijo

Marina! disse...

'vc nao iria querer me ver com raiva'

como se fosse muito bravo :p
Amei o texto também acho q a evolução não é tão evoluída assim.
Hum..vc entendeu o q eu quis dizer né?
uhsauhsa;
espero que sim

Bejoo

Alessandra Castro disse...

Ahh todos os "pq" e "se" são típicos mesmo da nossa juventude inconformada. Acho muito belo e digno isto, todo mundo devia mesmo pensar mais com consciencia e menos com futilidade. Incrivel seu texto como sempre. Beijos meu querido. =**

Unknown disse...

Nuus irmãão

mtoo legaal!

Tem mta verdade aee no que vc floo da evoluçãão

Vc sabe ki eu Amoo Você neaah!

E sempre vo passa akee pra le seus post's maravilhoooosooos


Te Amo irmãoo! (L)

Unknown disse...

minha nossa
mas a gente tem que ter tempo pra responder esse primo
é um poético.. dramático.. tuuudo
hauhauihaiuhauihau
te adoro pessoa
saudade
bju ;*

Fernanda Papandrea disse...

muito legal!

somos padronizados mesmo!

ah
estou tão discrente nessa humanidade que voce nao tem nem ideia


beeijao querido

Anônimo disse...

Será que estamos evoluindo ou regredindo?
Sei lá viu, fico com essa dúvida.

ps: a frase do final de sua autoria, combina bastante comigo.

Abração!
E...Felicidades veio!
Parabéns.

Abraço.

Krika disse...

Parabéns para você e muitos anos de vida!
;)

Julia. disse...

bom, li só as primeiras linhas.:P
desculpa, mas é que tô tendo que estudar demais, então já cansei de ler.
hihihihih; enfim...
CDF.
parabéns!
beijo.

Jasmine Pearl disse...

Heyy xD
então né, eu digo o mesmo do último post...
você escreve muitoo =P
ahh eu também fui na exposição do Darwin
continue assim!!

Beijos, teh~~

Thayná Barbiero disse...

' Nuuus quee liindow Tiih ; cada veez maiis me conquistanto com seus post's heiin xD muita criatividade heiin \õ parabéns e que vc continui sempre assim ; o importante é que vc faça a diferença !
Beeijos :*
parabéns s²

Alessandra Castro disse...

Atualiza falando sobre a festa de niver gatho! =**

vi everlong disse...

é parece que com o passar do tempo o que chamam de "evolução" é um negócio que ao passar dos anos vai tirando a naturalidade das coisas tornando com todas as facilidades aparelhos eletrônicos, músicas baixadas e etc.. um futuro mais sedentário e preguiçoso às pessoas na minha opinião ..

ótimoo post como sempre !!!

bjs querido Tiago ;)

Bruna Fernandes disse...

cara eu conheci a poco tempo
e jah to gostando mto dele
amigo mto querido!!
te gosto viu (L)³
amigo a distancia ^^

bjãooo
da Bruh

Bruna Fernandes disse...

Amigo é um Anjo
Que está sempre ao nosso lado
Mesmo que na distância. *-*
e eu amo mto vc viu!!
sempre me alegrando
e se lembrando de mim!!
Você notou que está
sempre me fazendo sorrir?
Que sua palavra amiga
sempre chega na hora certa?
amo vc demais viu!!
bjoss =****